Quais são as vantagens de construir com tijolos ecológicos?

Essa é uma indagação que recebemos frequentemente em nossa empresa. Por ser uma técnica construtiva em pleno avanço no Brasil, mas ainda não a predominante, muitos clientes têm dúvidas sobre quais são as vantagens de construir com tijolos ecológicos. Portanto, decidi escrever este texto para esclarecer algumas delas.

Antes de iniciar o texto, recomendo que os interessados assistam a reportagem exibida em novembro de 2016 no programa “É de Casa” da Rede Globo de TV disponível em https://globoplay.globo.com/v/5459969/ que esclarece muitas dúvidas.

Construção com tijolo ecológico - Levantamento de paredes (obra em Varginha/MG)

Construção com tijolo ecológico – Levantamento de paredes (obra em Varginha/MG)

Entrando um pouco mais profundo no tema, o tijolo de solocimento, conhecido popularmente como tijolo ecológico, é feito com solo, cimento, água e outros materiais selecionados, amplamente utilizado na construção civil de norte a sul do Brasil e também no exterior. Atualmente, o tijolo ecológico é regido pelas Normas Brasileiras (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) 8491:2012 e 8492:2012, que ditam qual resistência à compressão, dimensões e absorção de água que os tijolos ecológicos de solocimento devem ter.

Em termos de custos, a construção com tijolo ecológico tem um preço mais acessível que as convencionais devido à qualidade do acabamento deste tipo de tijolo e outras características funcionais, principalmente caso o cliente decida por deixá-los aparente. Além de eliminar eventuais custos com chapisco, massa média e massa grossa, que representam custos altos com materiais e mão de obra, o tijolo é assentado sem concreto, somente com filetes de argamassa ou cola PVA. Isso pode reduzir em até mais de 40% o investimento necessário nas etapas de execução de alvenaria. Também existem outras várias vantagens como redução ou eliminação de caixaria para execução de colunas e vigas, quebra-quebra para passar tubulações e conduítes, eliminação de chapiscos para assentamentos de revestimentos e, talvez o mais importante, tempo de mão de obra.

Atualmente na academia brasileira começam a surgir muitos estudos comparativos mostrando as vantagens de se construir com tijolos ecológicos, sendo a Tijolos Ecológicos Trindade hoje referência para muitos destes estudos em Minas Gerais. Um desses estudos, realizado pela Tijolos Ecológicos Trindade, a partir de dados de diversas fontes (um trabalho de conclusão de curso de engenharia civil do Eng. Renê Ferreira do Centro Universitário UNIS de Varginha – MG, tabelas SINAPI, TCPO e outras), verificou-se que o tijolo ecológico de solocimento pode apresentar economia em relação a outros tipos de alvenarias (tijolo baiano e bloco de concreto estrutural) na construção de paredes finalizadas de até mais de 40% (Acesse estudo completo aqui: https://www.tijolosecologicostrindade.com.br/Estudo-Comparativo-Alvenarias-v1.1.pdf).

Além disso, outro ponto importante é que o tijolo ecológico atualmente é uma das soluções mais ecológicas possíveis em termos de construção civil. O tijolo ecológico é curado (secagem da mistura) somente com água, sombra e tempo de descanso, enquanto os tijolos convencionais (maciço, baiano) utilizam a queima de lenhas (causando desmatamento de árvores e emissão de gases poluentes) ou uso intensivo de energia elétrica para seu enrijecimento. Além disso, o tijolo ecológico é mais sustentável por utilizar uma quantidade menor de cimento em comparação com blocos de cimento e também na obra (massa de assentamento, reboco etc.), tudo isso sem perder nas características de qualidade.

Outras vantagens são o conforto térmico conferido pelos tijolos ecológicos, que possui transmitância térmica menor que outros elementos de alvenaria, mais conforto acústico e outras tantas vantagens.

Por estas e outras vantagens é que o número de obras com Tijolos Ecológicos Trindade não para de crescer e hoje, novembro de 2022, nossos tijolos estão presentes em obras em mais de 250 obras espalhadas por mais 100 cidades dos estados de BA, MG, RJ e SP, e também mais e mais fabricantes entram no mercado Brasil afora levando esta técnica construtiva a todos os cantos do nosso país. O Brasil é hoje referência no mundo nesta técnica de construção e, como brasileiros, isso nos deve ser motivo de orgulho!

Em resumo, o tijolo ecológico:

– Pode ser deixado aparente = reduz ou elimina custos com chapisco, reboco;
– Possui vãos que servem de fôrmas = reduz o uso de tábuas para caixarias e M.O.;
– Seus vãos servem para elétrica e hidráulica = não precisa quebrar reduzindo M.O.;
– É assentado só com filetes de argamassa ou cola = reduz uso de cimento, areia e cal;
– É mais térmico (possui menor transmitância térmica);
– É mais ecológico que tijolo baiano/lajota, bloco de cimento, tijolinho maciço etc.;
– Possui normas técnicas NBR 8491:2012 e 8492:2012;
– Obra extremamente limpa = sinônimo de menos desperdício;
– Estética rústica e ao mesmo tempo de muito bom gosto; 
– etc.

Construa você também seu sonho com tijolos ecológicos e veja a diferença!

Tags: , ,

Related posts

Leave a Comment

Deixe um comentário

Your email address will not be published.




Top