Preciso mão de obra especial?
Essa é outra questão muito frequente (se não for a mais!). Ao longo desses 13 anos no setor de construção com tijolos ecológicos, foram incontáveis as vezes que eu a respondi. Hoje eu diria que sim, precisa ter uma mão de obra especializada em CONSTRUÇÃO, não em tijolos ecológicos em si. Evidente, se o construtor tiver feito duas, três, dez obras com tijolos ecológicos, a velocidade, segurança na execução etc. será maior, como em qualquer outra atividade.
Considero hoje alguns aspectos como relevantes para uma obra bem executada com tijolos ecológicos:
1 – Que o projeto seja feito considerando o tijolo ecológico, mesmo que seja um projeto simples, o que não é exclusividade da alvenaria ecológica. Qualquer obra que tenha projeto bem dimensionado, já sairá na frente. No caso de projetos com tijolos ecológicos, isso implica em ter o projeto modulado para as dimensões dos tijolos ecológicos (25 X 12,5 ou 30 X 15), que a viga baldrame tenha um espaçamento de 1 a 2 cm a cada 2 metros (para 10 metros, o baldrame deve ser feito entre 10 metros e 5 centímetros e 10 metros e 10 centímetros) e ter a planta de independência de paredes. São ações muito simples e que dão uma orientação importante ao pedreiro;
2 – Que o pedreiro seja profissional e bem referenciado. O cliente deve buscar um pedreiro de boa referência, que seja organizado e preze pela construção limpa, bem-feita. Mais de 60% das mais de 300 obras feitas com Tijolos Ecológicos Trindade foram feitas com pedreiros que atuaram pela primeira vez com tijolos ecológicos. A grande maioria saiu muito boa, algumas não. A obra ao lado, em São João Del Rei, foi feita por um pedreiro profissional e ficou linda. Esta foi a segunda casa que ele construiu com tijolos ecológicos, tendo sido a primeira em Tiradentes e também com a assessoria da Tijolos Ecológicos Trindade. Em nosso método construtivo, o tijolo ecológico geralmente fica aparente, logo a parede deve ficar no prumo. Assim, não há espaço para o “consertar no reboco”. Também, deve ser assentado com uma fina camada de argamassa ou cola. Se colocar muito material e, sobretudo, se escorrer pela parede sem limpar, pode causar danos estéticos. Mas, notem, isso tem muito mais a ver com o profissional que com a técnica construtiva
3 – Fabricante de tijolos ecológicos experiente. A produção de tijolos ecológicos, por mais que pareça simples, não é. Embora as matérias primas sejam solo, cimento, água e outros produtos, nem todo solo é apto para produção, existem vários tipos de cimento e a quantidade de água para a compressão ideal varia. Também, é fundamental que na produção sejam controlados parâmetros como altura, peso, tempo de “molha”, tempo de cura, local de armazenamento, compressão da prensa, lisura da caixa molde, operacionalidade do misturador/triturador etc. Tudo isso, vai influenciar no produto final a ser colocado na obra. Nós da Tijolos Ecológicos Trindade vimos desenvolvendo nosso produto ao longo de anos. Sendo assim, recomendo procurar fabricantes de tijolos ecológicos com anos no setor, conhecer a fábrica, ver obras feitas com seus tijolos.
Nós da Tijolos Ecológicos Trindade temos parceiros construtores, engenheiros e arquitetos com muita experiência em tijolos ecológicos de solocimento. Podemos atuar desde a concepção até a chave na mão. Agora, se você cliente tiver uma equipe de profissionais aí na sua cidade e tiver confiança nos trabalhos já executados antes mesmo na alvenaria convencional, pode também construir com tijolos ecológicos e nós damos todo o suporte.
Se tiver dúvidas ou quiser propor outros temas para nosso blog, entre em contato conosco pelo 35 98863-6612 ou comercial@tijolosecologicostrindade.com.br.